quarta-feira, 9 de janeiro de 2008

Rádio pela educação ganha apoio da UFPA

Conhecimento científico e a prática de educomunicação (Educação e Comunicação) vão andar lado a lado em Santarém, a partir da assinatura de um Termo de Parceria entre a Diocese de Santarém e a UFPA/Campus de Santarém, nesta sexta-feira (11/01) pela manhã, no auditório Wilson Fonseca, que visa fortalecer o Projeto Rádio Pela Educação desenvolvido através da Rádio Rural, em parceria com as Secretarias Municipais de Educação de Santarém e de Belterra. O projeto incentiva há 9 anos a cidadania nas comunidades escolares envolvidas, através do programa de rádio "Programa Para Ouvir e Aprender", ouvido por professores e alunos de 1ª a 4ª série, em sala de aula, em três dias alternados na semana.
Segundo a coordenadora do projeto, a acadêmica de jornalismo do Iespes, Rosa Rodrigues (foto abaixo), "a primeira ação prevista na parceria é a produção da 8ª edição do Guia Pedagógico, espécie de livro didático utilizado pelos professores que trabalham com o rádio em sala de aula". Rosa diz ainda que outras ações como a capacitação de acadêmicos e professores e a criação de um núcleo de pesquisa em Educação e Comunicação, estão previstas no Termo.

Conquistas - O Rádio Pela Educação, projeto da Diocese de Santarém executado pela Rádio Rural, foi idealizado em 1999 pela jornalista Cynthia Camargo e teve apoio do Fundo das Nações Unidas para a Infância - UNICEF. Em 2001, ganhou o Prêmio Nacional Educação & Participação Itaú/Unicef, na Categoria Formação Continuada e Produção de Material de Apoio a Escola, sendo matéria nacional no Programa Ação da Rede Globo. Em 2002, recebeu a visita da então representante do Unicef no Brasil, Reiko Niime. Em 2004, por indicação do Unicef/ Belém, articulou para os municípios parceiros (Santarém e Belterra) o Prêmio das Crianças do Mundo, através da Votação Mundial. Em 2005 foi, novamente, matéria nacional na série Povo das Águas, exibida no Jornal Nacional (JN/Rede Globo). Ainda em 2005, articulou para os dois municípios o projeto Caravana do Esporte, do Instituto Esporte e Educação em parceria com o canal ESPN/Brasil.

Esperança - Rosa Rodrigues informou também que, durante a cerimônia de sexta-feira, será anunciada a seleção do projeto como um dos quatro do Estado do Pará a receber apoio do projeto Criança Esperança da TV Globo/Unesco, no ano de 2008, por atender aos critérios exigidos pelos realizadores do evento. O servirá para a capacitação de professores e para o fortalecimento da Rede de Repórteres Educativos, além de incentivar o processo de expansão do Projeto para outros municípios da região.
Conheça mais sobre o projeto no blog e ouça alguns programas, acessando este link: http://www.radiopelaeducacao.blogspot.com/
(texto de Jota Ninos a partir de release do Projeto Rádio Pela Educação)

2 comentários:

Anônimo disse...

Os cursos de jornalismo em Santarém
http://santaremalerta.blogspot.com/2008/01/os-cursos-de-jornalismo-em-santarm.html

Emela Andria disse...

Olá
Estou add vcs no meu blog
Não tem cunho jornalistico, mas se quiserem me ler, umas ou outras vez rola algumas coisa interessante...