quarta-feira, 11 de julho de 2007

Belém sedia desde domingo 59ª Reunião Anual da SBPC

O reitor da Universidade Federal do Pará, Alex Fiúza de Melo, chamou a atenção e foi aplaudido pelos milhares de presentes à abertura da 59ª Reunião Anual da SBPC, no domingo, 8, em Belém, quando afirmou, enfático, que “a Amazônia não pode ser um almoxarifado de ONGs ou um santuário intocável para a visita de turistas pós-modernos. Não se pode desenvolver a Amazônia com preservação, mas com conhecimento produzido na e para a região, capaz de usar racionalmente seus recursos naturais”.
O reitor relembrou que a Amazônia representa 60% do território brasileiro, com mais de 20 milhões de habitantes, grande parte deles necessitados de trabalho, renda e desenvolvimento humano.
Foi esse o tom dos demais pronunciamentos, no auditório principal do Hangar – Centro de Convenções da Amazônia, ou seja, só com produção de conhecimento haverá saída para os desafios da região.
O reitor da UFPA agradeceu à diretoria da SBPC pela realização da Reunião Anual aqui, depois de 25 anos da primeira que teve lugar na capital paraense e, justamente, no ano em que se comemora o cinqüentenário da maior e mais importante universidade amazônica.

Allan Tomaz Cardoso (Ciência Amazônia)


-------------

A cobertura completa do evento está nas páginas do jornal Ciência Amazônia (foto acima), produzido pela Regional Norte da SBPC, editada pelo jornalista Manuel Dutra, coordenador do curso de Jornalismo do IESPES e cuja versão on-line já pode ser lida no site da instituição: http://www3.ufpa.br/sbpc


Além de Dutra, outro jornalista santareno participa ativamente da 59ª Reunião Anual da SBPC, em Belém, Lúcio Flávio Pinto. Nos links abaixo, uma entrevista com Lúcio Flávio feita pela equipe do jornal Ciência Amazônia e a palestra proferida por Manuel Dutra durante uma mesa redonda realizada ontem, no mesmo evento.




Entrevista Coletiva

Como parte da disciplina Entrevista & Reportagem, ministrada pela profª. Msc. Socorro Veloso, os acadêmicos do curso de Comunicação Social/Jornalismo do IESPES, turma 2006, participaram ontem à noite de uma primeira experiência em entrevista coletiva. A atividade contou com a presença da diretora da institutição, Vera Bertagnoli.

O juiz de direito e atual diretor do Fórum de Santarém, Leonel Figueiredo Cavalcanti (foto), aceitou o convite para ser o entrevistado da turma e durante mais de duas horas foi sabatinado pelos 32 alunos de jornalismo, além de estudantes do curso de Publicidade & Mídia do Iespes.

Entre outras coisas, o juiz falou de sua experiência nos dois anos como juiz substituto na Comarca de Santarém, marcados por posturas e sentenças consideradas polêmicas, como a prisão de um jovem de classe média acusado de praticar poluição sonora com o som de seu veículo; prisão de moradores de uma invasão por praticarem furto de energia (gato); condenação de empresas de comunicação locais acusadas de desrespeitar o Direito de Resposta, entre outras decisões.

Ele foi questionado sobre temas como diminuição da maioridade penal, pena de morte, morosidade no rito processual, controle exter do Judiciário, cidadania e magistratura, Estado do Tapajós e Liberdade de Expressão.

A entrevista completa está sendo degravada das três fitas produzidas e será postada nos próximos dias aqui no blog.

AGUARDE!

sábado, 7 de julho de 2007

Cristo Redentor escolhido como uma das novas Sete Maravilhas do Mundo

O Cristo Redentor (foto de Richard Lynch) é uma das novas Sete Maravilhas do Mundo, anunciadas em Lisboa hoje. Além do Cristo, na nova lista de Maravilhas do Mundo estão também outras seis obras:

- a Grande Muralha da China;

- a cidade helenística de Petra, na Jordânia;

- a cidade inca de Machu Picchu, no Peru;

- a pirâmide de Chichen Itzá, no México;

- o Coliseu, antiga arena de combates em Roma;

- e o túmulo do Taj Mahal, na Índia.


Leia mais sobre esta notícia no Portal G1, onde poderá visualizar as fotos das novas Sete Maravilhas.


A estátua do Cristo Redentor entra na lista sendo o único monumento construído no século passado. O monumento do Rio de Janeiro superou em votação feita no mundo todo o Palácio de Acrópole, na Grécia, a Estátua da Liberdade, nos EUA e a Torre Eiffel, na França!

Você sabe quais eram as Sete Maravilhas do Mundo da versão anterior e porque ocorreu esta nova escolha e quais eram os 21 monumentos que estavam em julgamento? Para saber mais, clique AQUI e AQUI.
Mas nem todo mundo concorda com este concurso. A Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco) tem criticado a entidade organizadora do evento (New7Wonders) do concurso internacional que escolheu a lista das "Sete Novas Maravilhas" do mundo.
Segundo a rádio BBC de Londres, "o New7Wonders é mais direcionado para motivos comerciais do que para conservação de um patrimônio", disse Sue Williams, porta-voz da Unesco. Leia mais sobre esta informação clicando AQUI.

quarta-feira, 4 de julho de 2007

Após o Intercom/Norte, a volta às aulas

Após a participação no VI Congresso das Ciências da Comunicação em Belém, que teve a participação de cinco alunos da 1ª turma de Comunicação Social/Jornalismo do IESPES, começou segunda-feira, 02/07, a disciplina "Entrevista e Reportagem" que está sendo ministrada pela jornalista Socorro Veloso (foto), Doutoranda em Comunicação pela USP e docente de Jornalismo do Isca Faculdades (Limeira, SP) e Unifae (São João da Boa Vista, SP), recentemente contratada pelo IESPES.

As aulas estão acontecendo em julho após acordo entre os alunos e a coordenação do curso, já que o semestre começou em janeiro e as férias ocorreram no mês de junho, quando alguns alunos puderam participar do evento em Belém. A disciplina encerra o 3º semestre do curso e será ministrada de forma intensiva durante este mês. Entre as propostas da professora, os alunos deverão realizar reportagens especiais e individuais, além de entrevistas coletivas com autoridades de Santarém, material que poderá ser incluído numa nova edição do jornal CidadeMídia e/ou aqui no nosso blog.