quarta-feira, 11 de julho de 2007

Belém sedia desde domingo 59ª Reunião Anual da SBPC

O reitor da Universidade Federal do Pará, Alex Fiúza de Melo, chamou a atenção e foi aplaudido pelos milhares de presentes à abertura da 59ª Reunião Anual da SBPC, no domingo, 8, em Belém, quando afirmou, enfático, que “a Amazônia não pode ser um almoxarifado de ONGs ou um santuário intocável para a visita de turistas pós-modernos. Não se pode desenvolver a Amazônia com preservação, mas com conhecimento produzido na e para a região, capaz de usar racionalmente seus recursos naturais”.
O reitor relembrou que a Amazônia representa 60% do território brasileiro, com mais de 20 milhões de habitantes, grande parte deles necessitados de trabalho, renda e desenvolvimento humano.
Foi esse o tom dos demais pronunciamentos, no auditório principal do Hangar – Centro de Convenções da Amazônia, ou seja, só com produção de conhecimento haverá saída para os desafios da região.
O reitor da UFPA agradeceu à diretoria da SBPC pela realização da Reunião Anual aqui, depois de 25 anos da primeira que teve lugar na capital paraense e, justamente, no ano em que se comemora o cinqüentenário da maior e mais importante universidade amazônica.

Allan Tomaz Cardoso (Ciência Amazônia)


-------------

A cobertura completa do evento está nas páginas do jornal Ciência Amazônia (foto acima), produzido pela Regional Norte da SBPC, editada pelo jornalista Manuel Dutra, coordenador do curso de Jornalismo do IESPES e cuja versão on-line já pode ser lida no site da instituição: http://www3.ufpa.br/sbpc


Além de Dutra, outro jornalista santareno participa ativamente da 59ª Reunião Anual da SBPC, em Belém, Lúcio Flávio Pinto. Nos links abaixo, uma entrevista com Lúcio Flávio feita pela equipe do jornal Ciência Amazônia e a palestra proferida por Manuel Dutra durante uma mesa redonda realizada ontem, no mesmo evento.




Nenhum comentário: