sexta-feira, 9 de maio de 2008

II Jornada Acadêmica de Comunicação da FIT debate tema "De D, João à comunicação na Amazônia"

Por Udirley Andrade (foto)
Os acadêmicos do curso de Comunicação Social das Faculdades Integradas do Tapajós realizam no período de 15 a 17 de maio de 2008, a II Jornada Acadêmica de Comunicação. Com o tema: “De D. João à Comunicação na Amzônia” a jornada vai destacar, entre outros assuntos, os 200 anos da imprensa no Brasil.
O professor Ormano Sousa, que ministra a disciplina Jornalismo Impresso I, acredita que este seja um momento muito importante. “É a grande oportunidade para refletir e discutir as mais diferentes situações e formas da comunicação. Será também um espaço amplo de discussão acadêmica sobre a comunicação em si, quanto produção acadêmica, quanto tecnologias, quanto formação profissional, enfim, uma gama de possibilidade de discussão acerca do tema”, ressalta o professor.
“Apesar do curto espaço de tempo a gente percebe que os acadêmicos do curso de Comunicação Social das Faculdades Integradas do Tapajós já possuem algum conhecimento. Nós percebemos que já há uma boa produção, principalmente daqueles que têm bastante interesse pela área. E esse desempenho é muito interessante também para a instituição ao mostrar que o esforço para a implantação do curso está sendo recompensado, a partir desses eventos”, destaca a coordenadora do curso de Comunicação Social da FIT, professora Nair Santos.
Os acadêmicos de Comunicação Social da FIT são unânimes ao ratificar as declarações dos professores do curso quanto a importância da Jornada de Comunicação. “São eventos que contribuem para a nossa formação, pois, é uma oportunidade para irmos a campo, intensificar as pesquisas e os estudos referentes à comunicação para mostrar ao público que nos prestigia o quanto é gratificante ser um profissional da área da comunicação”, ressalta a acadêmica Katiane Lima, do 3º semestre do curso de Comunicação Social/Habilitação em Publicidade e Propaganda.
Maurício Sanches, acadêmico do 3º semestre de Comunicação Social/Habilitação em Jornalismo, espera que a jornada seja um momento de aprendizado, pois, estarão exercitando e mostrando na prática o conteúdo repassado na sala de aula.

Programação



15/05/08 – 5ª Feira
18h45 – Panfletagem na Faixa e Street Dance
Local: Faixa de Pedestres localizada na entrada da FIT
19h – Oficinas de Software Livre, Mídia Impressa e Produção de TV.

Exposição de Máquinas Fotográficas Antigas e Exposição de Fotografias “Duas Faces”.

19h - Palestra sobre o Ambiente Legal e Ético da Comunicação, com o advogado e jornalista Celso Furtado, no auditório central da FIT.
19h30 - Palestra “História X Comunicação”, com a professora Terezinha Amorim, no auditório central da FIT.


16/05/08 – 6ª Feira
Local: Auditório da FIT
19h – Exibição do documentário “Trajetória da TV em Santarém”
Apresentação Solo: Maurício Sanches – músicas regionais
Apresentação da Peça Teatral “A Notícia e os Veículos de Comuniação”
Apresentação da “Caixa de Pandora” e “Complexo de Édipo”.
20h – Palestra com o Editor do Amazônia Jornal, jornalista Marcelo Vieira

17/05/08 – Sábado
09h
Palestra sobre Produção de Vídeo
Instrutor: Marcelo Mendes – Professor da UNAMA
Local: Auditório Central da FIT

14h
Oficina de Produção de Texto Jornalístico
Instrutor: Marcelo Vieira – Editor do Amazônia Jornal
Local: Laboratório III/FIT

A Secretária Geral da II Jornada de Comunicação Social da FIT, acadêmica Amanda Lago, afirma que documentário sobre a história da TV em Santarém vai mostrar toda a trajetória deste fascinante veículo de comunicação. “A produção desse documentário está sob a responsabilidade do acadêmico Udirley Andrade, que é também o produtor da Peça `A notícia e os Veículos de Comunicação`, que vai mostrar a forma como o rádio, a TV, o jornal impresso e a internet noticiam um acontecimento, as características de cada um desses veículos de comunicação, bem como as suas vantagens e desvantagens”, destaca Amanda.
“Tanto no documentário quanto na elaboração do material que vai ser apresentado durante a dramatização haverá a participação de todos os alunos do 3º semestre do curso de Comunicação Social/Habilitação em Jornalismo. Nós percebemos o interesse dos colegas do curso e vamos utilizar todo o nosso potencial para apresentar dois grandes produtos que vão contribuir não só com o nosso aprendizado, mas também vão possibilitar ao público um conhecimento maior sobre a história da TV em Santarém e as características, as vantagens e as desvantagens de cada um dos veículos de comunicação que serão destacados em nossas apresentações”, destaca Udirley.

Nenhum comentário: