segunda-feira, 5 de maio de 2008

Violência vende e ajuda a aumentar a paranóia (*)

Uma coisa que não dá para medir, mas apenas para sentir, é o tipo de influência que a televisão está tendo sobre a opinião pública em todos os setores sociais. Não é um fenômeno brasileiro apenas, mas o poder da TV no Brasil é de fazer espécie.
Dia destes, por exemplo, o jornal Folha de S. Paulo informava que numa prova de seleção para a contratação de escriturários pela Prefeitura de Taubaté, no interior paulista, uma das questões que os 1.600 candidatos disputando 40 vagas eram obrigados a responder dizia respeito a personagens do Big Broher Brasil (BBB).
O exemplo deste culto midiático vem de cima. No último dia 15 de abril, o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou lei mudando a denominação da Ordem do Mérito das Comunicações para Ordem do Mérito das Comunicações Jornalista Roberto Marinho. O projeto tinha sido aprovado no Congresso por indicação do senador Marco Maciel, do ex-PFL, que hoje se esconde sob a denominação de Democratas (Demo). Ninguém questionou esta homenagem ao empresário e agora o fato está consumado. (...)
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(*) Trecho do artigo escrito pelo jornalista Mário Augusto Jacobskind (foto acima), no site Direto da Redação, espaço destinado a artigos de opinião e criado pelo casal de jornalistas Eliakim Araújo e Leila Cordeiro.
O texto na íntegra pode ser acessado no endereço: http://www.diretodaredacao.com/

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