sexta-feira, 9 de maio de 2008

Vale a pena ler de novo...

Como prometemos há algum tempo, vamos recuperar alguns textos que foram postados em nosso antigo blog, já desativado. Começamos com a reportagem que desconstruiu o mito do "homem-peixe", uma matéria sensacionalista publicada num jornal local e que causou sensação há dois anos. Nossa equipe "fuçou" a internet e desmontou a farsa, de forma a provar como não se faz jornalismo. Foi a matéria mais comentada do nosso antigo blog. VALE A PENA LER DE NOVO:

O maior comentário durante a semana em Santarém, foi sobre a possível descoberta de um “homem-peixe” (fotos) nas águas do rio Amazonas, conforme noticiou o jornal O Impacto, na sua edição 609, de sexta-feira (10/11), assinada pelo repórter Marcos Santos. Até que ponto essa notícia é verdadeira ou sensacionalista?
Os leitores foram bombardeados pela informação e pelas fotos chocantes, iniciando um burburinho pelos quatro cantos da cidade. O jornal, naturalmente, aumentou sua vendagem pelo tipo de informações que explora o grotesco, o fantasioso. Mas qual a origem da notícia? No texto do repórter, fica claro que a fonte é a internet, onde segundo ele, “circula (sic) imagens e informações sobre um suposto homem-peixe, encontrado numa praia no Estado do Amazonas” (grifo nosso).
Com os recursos de busca avançada que a grande rede proporciona, é possível hoje para quem tem um pouco de paciência num feriado, fazer um verdadeiro “jornalismo investigativo” e descobrir a verdadeira fonte desta informação.
Seguindo as pistas da matéria, fomos em busca do tal IIBD (International Institute of Biological Studies) que seria um “instituto de biologia financiado pela ONU” responsável pela descoberta do tal “homo picis”, nome científico do “Homem-peixe”. Sabe-se que o nome científico de qualquer espécie é sempre escrito em latim, mas nesse caso já se nota um erro na matéria, pois “peixe” em latim é “PISCIS” e não “PICIS”! Mas tudo bem. Pode ser só um detalhe sem importância, um erro de digitação...
Após cansativas buscas através do Google, não se encontra um rastro qualquer da existência do tal instituto! O mais próximo a que se chega da nomenclatura é o IIBC (International Institute of Biological Control) com sede no Paquistão e que estuda o controle de pragas na agricultura. Além do mais, ao ler a sigla que buscamos percebe-se que existe algo errado já que no lugar do “D” deveria haver um “S”, de “Studies”. Mesmo tentando todas as variações nada se encontra.
O nome do tal instituto só vai surgir num link de um fórum sinistro na internet, onde alguém faz referência às fotos. Constata-se aí que o texto é praticamente o mesmo utilizado no jornal O Impacto. Trata-se do Fórum Burn, um espaço para debates de curiosos que acreditam na existência de UFO´s, sigla em inglês de “Unidentified Flying Object”, que em português são conhecidos como OVNI´s (Objetos Voadores Não Identificados), ou mais popularmente conhecidos como discos voadores e fenômenos extraterrestres! A própria palavra “Burn” é a sigla de “Brazillian Ufo Research Network”, a Rede Brasileira de Pesquisas Ufológicas. Começamos a sentir um cheiro de um novo Caso Roswell ao tucupi.
No Fórum Burn uma jovem de nome Veruska Magnole, envia uma mensagem a outros participantes e diz: “Fiquei pirada quando vi estas fotos e quis enviar para todos que conheço!!! Não consegui enviar todas aqui pelo grupo por causa do tamanho ultrapassar 1mb, mas no site tem mais 4 fotos”. Ela continua em clima de conspiração informando que as fotos “foram copiadas sem autorização do IIBD (International Institute of Biological Studies), um Instituto de Biologia financiado pela ONU que, após o Tsunami, descobriu esse espécime em uma pequena cidade costeira do Sri Lanka. Um hacker brasileiro que atende pelo pseudônimo de Littl3_Fr1end, que havia ouvido o rumor sobre um estranho animal encontrado pelo instituto, invadiu os servidores através de uma estação de trabalho de dentro do próprio Instituto e baixou as fotos, juntamente com arquivos de filmes que são muito grandes para anexar aqui”.
Como se pode notar, não há nenhuma referência ao rio Amazonas nesse texto! Das duas uma: ou o repórter recebeu um e-mail de terceiros com o texto já adulterado localizando o fato na Amazônia e sem checar sua veracidade o publicou, ou ele mesmo resolveu “adaptar” a versão da internet para a nossa realidade!
Voltando à mensagem de Veruska, ela informa que “Há também trechos de relatórios que estavam criptografados e só foi possível quebrar a codificação de poucos deles. Há citações dos mesmos entre aspas mais abaixo”. Ela refere-se exatamente ao trecho da reportagem de Marcos Santos em que ele afirma que:
“O Homo picis (homem-peixe) é, possivelmente, a maior descoberta biológica feita até o momento que pode gerar repercussões profundas no seio de toda a humanidade. Uma equipe de estudiosos com cerca de 130 especialistas da NASA em colaboração com a ONU estão em uma missão secreta para descobrir mais sobre este ser misterioso. O relatório preliminar menciona que sua análise genética foi conclusiva, pois contêm em seu DNA bases nitrogenadas heterogêneas aos de toda a vida conhecida que são adenina, citosina, timina e guanina (ou catg) ou simplesmente não contém bases nitrogenadas (...) indicando uma descoberta sem precedentes. Os pesquisadores pretendem descobrir se é uma "criatura extraterrena, intra-terrena ou simplesmente uma nova espécie desconhecida que conseguiu se esquivar dos olhos humanos até o momento."
A parte final da mensagem encontrada na internet diz não ser possível afirmar se as fotos são verdadeiras ou não. “Nem sequer profissionais forenses americanos puderam afirmar que seriam montagens. A textura em pixels da imagem é perfeita e não é possível encontrar "glitches" ou falhas de edição. Parece que as fotos são realmente autênticas. O ser inclusive tem queimaduras possivelmente "devido à sua exposição ao Sol durante o período de agonia que parece ter sofrido", diz o “texto criptografado” da jovem Veruska que também foi utilizado ipsis litteris pela reportagem d'O Impacto.
Seguindo a pista fornecida pela jovem Veruska, chegamos ao link do site Tecnocientista, que se propõe “difundir todas aquelas notícias científicas curiosas e interessantes que sempre queremos ouvir e espalhar. Esse é o nosso propósito e nossa simples missão”, diz o editor Marcelo Ribeiro. O site existe desde 2005 quando passou a oferecer notícias no formato web ou através de inscrição pelo e-mail. E lá que se encontram as bizarras fotos do tal Homem-peixe.
A matéria d'O Impacto para tentar dar maior veracidade à informação, prossegue contando outros detalhes bizarros sobre animais com deformação que teriam sido encontrados no Rio de Janeiro (o "peixe-morcego") ou em Juruti (o "peixe-sapo"), segundo informações de pescadores!
E afirma ainda que "a criatura, metade peixe e metade homem, teria sido encontrada na Praia da Lua, na cidade de Manaus, no Estado do Amazonas. Este ser estava morto, com uma pancada na cabeça, certamente lesionado por alguma embarcação. De acordo com informações obtidas pela reportagem, o ser estaria sendo estudado no Instituto de Pesquisas do Amazonas (sic). O Impacto tentou contato com o INPA, em Manaus, mas não obteve sucesso".

Ao entrar no site do INPA - Instituto de Pesquisas da Amazônia não se encontra nenhuma referência sobre tão importante descoberta! Vai aqui o e-mail da assessoria de comunicação do INPA, caso o repórter ainda queira checar a informação: ascom@inpa.gov.br
E a matéria do Impacto encerra num tom assustador: "A possibilidade de mutação de espécies aquáticas, segundo os cientistas e biólogos, é grande, portanto, não podemos descartar a possibilidade de existência de seres como estes encontrados nos quatro cantos do planeta, oriundos das profundezas dos rios e mares deste imenso planeta". QUE MEDO!
Para não incorrermos em erro quanto à avaliação da matéria, continuamos a pesquisa a partir da informação sobre a Praia da Lua e chegamos em outro fórum de e-mails onde jovens comentam a notícia, que segundo dizem, teria sido inclusive noticiada na TV. Mas não encontramos outras pistas. Talvez a reportagem tivesse esse dados, mas não foram fornecidos na matéria.
Ao final da investigação podemos tirar algumas conclusões: se o tal fenômeno do homem-peixe existe, provavelmente não ocorreu na Amazônia. Mas as próprias informações existentes nas internet são vagas, o que indica que pode ser uma verdadeira fraude arquitetada por jovens que usam da criatividade para espalhar boatos na grande rede, num grande desserviço à informação.
Quem lida com o jornalismo sério não pode se utilizar desse tipo de boato para desinformar. Como diz o mestre Manuel Dutra, "quem busca informação, busca segurança".

Que isso não seja tomado como crítica ao repórter ou ao jornal citados, mas como alerta para se filtrar melhor determinadas informações veiculadas na grande rede que não tem qualquer consistência científica. Senão, daqui há pouco teremos que noticiar a chegada de Papai Noel puxado pela Mula Sem-cabeça em busca do El Dorado. Ah! Não esquecer da moça de branco de nossas lendas tão urbanas...

3 comentários:

Anônimo disse...

Senhor Jota Ninos.
Você não desmascarou ninguem. A frustação que tomou conta de você.
A reporter.

E-mail enviado pela redação do jornal O Impacto.

Anônimo disse...

Parabéns para o "Jornal" o Impacto.
Desse jeito, devem levar o troféu de imprensa mais covarde de Santarém.
É uma "honra" os seus comentários "bobinhos e sem fundamentos", "de criança que joga pedra e se esconde"...E sempre fazem isso com quem vocês sentem que é uma ameça.
Obrigada! Continuem se incomodando com nosso trabalho.
Afinal a inveja, esse tipo de comportamento que vocês tem significa assumir a total falta de capacidade de vocês para desenvolver um bom trabalho.
Bjos!

Anônimo disse...

Não acho que eles sejam incapazes, acho que prestam um serviço importante. Qualquer jornal que divulga cópia de boatos da internet não merece credibilidade.
Dou força ao site e acredito que isso seja uma fraude sim!!!