domingo, 22 de junho de 2008

Laboratório Ambiental para acadêmicos de Jornalismo começa hoje no PSA

Com o tema "Meio Ambiente e as Mudanças Climáticas na Amazônia", começa logo mais às 19h00, na sede do PSA (Projeto Saúde & Alegria), em frente ao Amazon Park Hotel, o Laboratório Ambiental para acadêmicos de Jornalismo do Norte/Nordeste. O encontro reunirá 21 acadêmicos de jornalismo das duas regiões, sendo 6 de Santarém.
O evento é uma promoção da Fundação Konrad Adenauer Stiftung (KAS) e vai até o dia 25 de junho, com palestras em Santarém e atividades na floresta, com visita à comunidade de Jamaraquá (Flona Tapajós).
Segundo a KAS, "o laboratório tem como finalidade oferecer um mosaico de experiências e ajudar a identificar o interesse de futuros jornalistas pela Amazônia brasileira na pauta do jornalismo ambiental".
O laboratório estava previsto para estudantes dos 7º e 8º semestres de Jornalismo, mas após um apelo feito por estudante do Iespes de Santarém, a entidade resolveu ofertar vagas para os acadêmicos do 5º semestre da intituição.
A programação do encontro é a seguinte:
Primeiro dia – 22 de junho, domingo
11 horas - Chegada a Santarém - Check in no Amazon Park Hotel e tarde livre
Noite
19 horas - Abertura, boas vindas, apresentações e informações adicionais sobre o programa
Local: Sede do Projeto Saúde e Alegria - Anja Czymmeck (Representante da Fundação Konrad Adenauer, Escritório de Fortaleza); Miguel Macedo (Coordenador de projetos da Fundação Konrad Adenauer, Escritório de Fortaleza); Caetano Scannavino (Coordenador do Projeto Saúde e Alegria).

Conferência de introdução: "Um modelo de desenvolvimento inovador e sustentável para a Amazônia", com Ronaldo Weigand Jr. (Ph.D. e Diretor do Departamento de Articulação de Ações da Amazônia – DAAM, da Secretaria Executiva – SECEX, Ministério do Meio Ambiente - MMA)
20h30min – Jantar no Amazon Park Hotel
Segundo dia – 23 de junho, segunda-feira
Abertura dos trabalhos no Projeto Saúde e Alegria
8h30min1ª Palestra: "Desmatamento na Amazônia Legal " - Anderson Silva da Costa (Pesquisador Assistente na Área Ambiental e Sensoriamento Remoto Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia – Imazon)
9h15min – 2ª Palestra: "As vocações naturais da Amazônia e os interesses da população local" - Caetano Scannavino (Coordenador do Projeto Saúde e Alegria)
10 horas – Intervalo
10h30min – Sessão de perguntas
12 horas – Intervalo para almoço
14 horas 3ª Palestra: "O valor da Amazônia - como quantificá-lo, explorá-lo e distribuí-lo melhor" - Marcelo Leite (Doutor em Ciências Sociais, jornalista free-lancer e colunista da Folha de S. Paulo)
14h45min 4ª Palestra: "Experiências de repórter e correspondente no cotidiano da Amazônia" - Adalberto Marcondes (Jornalista, editor e diretor da Agência e Revista Envolverde)
15h30min – Sessão de perguntas
16 horas - Intervalo
16h15min5 ª Palestra: "Mudança climática nos jornais da América Latina" - Ana Jacoby (Cientista política e Assistente do Programa de Meios de Comunicação e Democracia na América Latina da Fundação Konrad Adenauer, escritório de Buenos Aires, Argentina)
17 horas – Sessão de perguntas
18h30min – Encerramento bate-papo com palestrantes
20 horas – Jantar no Amazon Park Hotel
Terceiro dia, 24 de junho, terça-feira
Roteiro do dia de campo
7 horas – Saída de Santarém para Belterra (micro ônibus fretado). Em Belterra, visita à Casa Brasil – local onde funciona um telecentro comunitário e diversas ações de educomunicação – breve bate papo com os jovens e ida para Maguari, passando por áreas de plantio (soja, arroz,...).
11 horas – Chegada na comunidade de Maguari (Floresta Nacional do Tapajós - FLONA). Visita ao couro ecológico, telecentro e rádio comunitária
12h30min – Encontro com o B/M Saúde & Alegria. Almoço a bordo
13h30min – Visita ao Navio Abaré (foto)
14h30min – Ida à Jamaraquá. Passeio pelo igarapé
16h30min – Retorno à Santarém no B/M Saúde & Alegria
20h30min – Saída para jantar de confraternização em restaurante da cidade – conclusões e encerramento.

Nenhum comentário: